Um raro duo estável (mas que já acabou)

Era o fim da década de 90 quando se deu o encontro entre Rich e Ben. Encontro esse que resultou em uma parceria sonora que se estenderia por vários anos. Nascia o duo Fire&Flux.
Sax e bateria, formação clássica do free jazz: o Fire&Flux durou até meados de 2006, quando seus integrantes _ Benjamin Kates (sax alto) e Richard Gilman-Opalsky (bateria)_ deixaram New York, indo cada um para um lado (Rich rumo a Illinois, e Ben, ao Oregon). Em raras ocasiões especiais, o F&F ainda se reúne.


Fire&Flux é um incendiário duo, que deixou algumas gravações e nunca abandonou o underground. Como é habitual, seus integrantes fundaram um selo para lançar os trabalhos do F&F e de amigos próximos. Hoje, Rich comanda um trio, o End Times Trio, ao lado de Frank Trompeter (sax) e Mark Schwartz (guitarra). Ben toca o grupo Thicket e participa do quarteto Fly! Fly! Fly! Fly! Fly!.

O duo diz que o F&F não era apenas improvisação livre. Estímulos e inspirações visuais e verbais estavam presentes e participavam do processo criacional do grupo. Em seus palcos, projeções em telas, por exemplo, muitas vezes serviam de base para os sons nascentes.

Curioso notar que os dois músicos estão envolvidos com o ensino _e não de música. Benjamin dá aulas de Língua Inglesa no ensino médio e tem se especializado no trabalho com alunos que necessitam de atenção especial. Já Richard é professor-assistente de filosofia política na Universidade de Illinois, tendo PhD na área.

Em uma de suas últimas apresentações, captada em julho de 2006, em um dos pequenos bares do Brooklyn (NYC), o Fire&Flux mostrou, em três peças (sem títulos), um pouco do que raramente voltaremos a ter a oportunidade de ver nos palcos.

Fire&Flux
1.---- 14:23
2.---- 0:48
3.---- 19:56

F&F

*Benjamin Kates - alto saxophone
*Richard Gilman-Opalsky – drums/percussion