Prato do dia: Acid Birds

Os Acid Birds se reuniram, pela primeira vez, em 2004, para uma apresentação em um evento chamado Assembled: Free Jazz + Electronics. O trio, formado por dois antigos parceiros (Andrew Barker e Charles Waters) e um convidado especial, Jaime Fennelly, está muito mais para projeto do que para grupo fixo _mas ainda se encontra esporadicamente.


Em 2007, gravaram um álbum, lançado apenas em vinil na Europa. O resultado é bastante instigante e sedutor, sabor novo, música com grandes variações de intensidade e efeitos inquietantes. De um lado, baterista e saxofonista sustentam uma pegada mais free jazzística, que denuncia suas trajetórias. De outro, Fennelly (electronicist & performance artist) oferece efeitos e bases climáticas, em meio a ruídos eletrônicos, que ‘temperam’ as criações. O que se vê é um grande álbum, daqueles que dá vontade de ouvir mais.

A colaboração de Barker e Waters é antiga. Nos 90s, formaram o 'Gold Sparkle Band'; juntos, também participaram de trabalhos de gente como William Parker e Matthew Shipp, além de terem projetos em duo. Recentemente, o baterista (nascido em 71 e, me parece, o mais rodado daqui) andou excursionado com Daniel Carter. A lista de parcerias de Barker inclui ainda Sabir Mateen, Rob Brown, Butch Morris e Thurston Moore. Apesar de ser baterista, Barker aponta o baixista Sirone (Norris Jones, 1940-2009) como um de seus mentores e grande inspirador.
Fennelly é mais conhecido pelo seu cultuado grupo 'Peeesseye' _amalgama de noise, improv, psych, rock e sound poetry.




A1 Acid Birds
B1 Larvae
B2 If I Die, My Cat Will Eat My Face


*Andrew Barker: drums, percussion
*Charles Waters: sax alto, clarinet, bass clarinet
*Jaime Fennelly: electronics, harmonium


Recorded at ITS studio, Brooklyn, NYC on November 14, 2007.
Yellow vinyl with black.