Outras faces de Ms. Genta

O trabalho que Virginia Genta vem realizando não se restringe à mais crua expressão free jazzística, bem ilustrada em seus duos. Explorações e divagações sonoras que desvelam tanto um olhar para paisagens orientais quanto uma busca a certas abstrações psy-noise fazem parte de dois importantes projetos da saxofonista: Golden Jooklo Age e Neokarma Jooklo.

Nesse campo, Ms. Genta lida muitas vezes com outros instrumentos além de seu sax e mostra toques distintos de sua pegada brotzmaniana. Encontrei mais citações a esses projetos em sites/blogs dedicados a psych-rock, trance e afins do que em espaços que contemplam a free music. Pelos textos e comentários, parece até que muita gente desconhece a face power jazz de Virginia.
Como tem sido comum em sua trajetória, tanto Neokarma quanto Golden contam já com uma ampla variedade de títulos lançados, sempre no esquema de pequenas tiragens.
Além da opção de fazer sua própria história, independente de selos, gravadoras e lojas, Virginia e seus próximos também demonstram encarar cada álbum como um objeto artístico artesanal. Muitos dos cdrs e vinis que lançam trazem capas e encartes pintados à mão, um a um, o que singulariza ainda mais o material.


Quando vi o título desse álbum (Tropical Trip) e de suas faixas fiquei temeroso de que certo ‘sabor latino’ duvidoso tivesse invadido o Golden Jooklo Age. Mas não é o caso. Especialmente nas faixas 1 e 4, o que se ouve é um trabalho intenso e viajante, que traz um ar psy sem escorrer para clichês desnecessários. Na faixa 1, a entrada do sax (lá pelos 12 minutos) eleva o tom e cria alguns dos momentos maiores do álbum. Genta e Vanzan, que estavam em turnê por Portugal na época, convocaram alguns músicos locais para participar dessa ‘trip’.

"Golden Jooklo Age: Tropical Trip"

1 Sabor Um Poco Psicadelico
2 Dança Tropical
3 Voo No Palmeto
4 (Untitled)

*Virginia Genta: sax tenor, flute, voice
*David Vanzan: drums
*Rui Damaso: bass, voice
*Tiago Miranda: percussion, synthesizer
*Luca Massolin: keyboards, mandolin

Recorded at Ze Dos Bois in Lisbon, Portugal, February 17, 2008.
Very limited handmade edition of 125 copies. Hand-made record, covers and vinyls have been made one by one.


---------------------------------------
Já nesse "Infinity", do Neokarma Jooklo (que originalmente é um trio), encontramos explorações bem mais noise que o usualmente ouvido em seus álbuns. A convocação de guitarristas (destaque para o japonês Makoto Kawabata) trouxe uma espacialidade distinta do esquema ‘meditativo’ que marca discos do Neokarma, como Evo Mágico e Time’s Vibes. Possivelmente o material mais abstrato do grupo. Vinil duplo.





A Untitled

B Untitled

C Untitled

D Untitled




*Virginia Genta: sax baritone, voice
*David Vanzan: percussion
*Makoto Kawabata, Christian Zandonella: guitar
*Paolo Pascolo: flute
*Giorgio Pacorig: piano [fender rhodes]
*Maurizio Abate: tambura, guitar
*Andrea Gulli: tape, computer

This session was organized the day after the Qbico U-nite VIII which happened in Italy Feb. 11, 2007.
2X clear vinyl with white & light blue atmosphere, artwork by Troglosound.