Herdeiros de Kaoru Abe

Kaoru Abe pode ter morrido há três décadas. Mas, como todo grande criador, deixou trilhas a serem perseguidas por outros nomes que chegaram após sua passagem. Sem dúvida, Masayoshi Urabe é um desses herdeiros do lendário Abe.

Tendo o sax alto como seu instrumento de base, Urabe muito também investe em outros percursos sonoros, com destaque para guitarra e harmônica. No sax alto, a intensidade física que emana do sopro de Urabe costuma ser intercambiada com blocos de silêncio, o que gera uma música de elevado teor abstrato.
Tocando com uma infinidade de nomes do underground japonês _do noise de ‘Junko’ (do Hijokaidan) ao psychedelic rock do Kousokuya_, Urabe têm experimentado diferentes rumos dentro da free music. E mostrado que a improvisação livre permanece em alta combustão no país asiático.

Uma de suas insólitas associações recentes foi com o folk singer japonês Kan Mikami (muito popular na década de 70), com quem montou o trio Sanjah, completado com Toshi Ishizuka na percussão. Os contrastes entre o canto de Mikami e a ruidosidade sonora de Urabe criam um território de alto estranhamento para o ouvinte, especialmente para quem não compreende japonês. O álbum do Sanjah (título em inglês: "Musen/is") foi editado no Japão em 2006.



1) 10: 28
2) 3:16
3) 16:32

*Masayoshi Urabe: alto, harmonica, bass blockfloten, accordion, piccolo, chains
*Kan Mikami: vocals, guitar
*Toshi Ishizuka: drums, perc


-------------------------------
Trabalhos solistas também fazem parte da discografia de Masayoshi Urabe. Nesse campo, o saxofonista costuma utilizar uma variedade de instrumentos. Algumas de suas incursões solistas foram agrupadas em Ware Wa Seidai no Kyojo Zo. Além de sax, guitarra e harmônica, Urabe passeia por ‘instrumentos’ inusuais, como correntes e lâminas. Para quem quiser provar o sax alto do músico japonês, há uma peça de 49 minutos que bem exibe essa sua faceta. Essa faixa, em especial, remete às variadas criações para sax solo do mestre Abe.


1 Movement Space Gambetta 3:31

2 Hasselt Belgie 49:34

3 Silver Elephant 9:16

4 Untitled 6:28


*Saxophone [Alto], Harmonica, Guitar [Electric], Metal joins, glasses, chains, blades.

Record date: aug/2002; mar/2003.


------------------------------
Em Dual Anarchism, parceria de Urabe com Chie Mukai, encontramos uma visada menos ruidosa, com longas passagens lentas e susurradas _os contrastes maiores ocorrem quando a guitarra assume o primeiro plano. Com a delicadeza de muitos momentos e a grande variedade de instrumentos executados, esse trabalho _resultado de diferentes performances editadas posteriormente pelo saxofonista_ pertence aqueles que seriam melhor degustados se fossem contemplados visualmente e não apenas ouvidos _a escuta pode se distrair com maior facilidade. Quando foi lançado, o LP oferecia versões em que vinha junto um vídeo das apresentações.



A- Dual Anarchism Part 1 (22:57)

B- Dual Anarchism Part 2 (23:23)


Record date: 1990-2001


*Masayoshi Urabe : alto saxophone, soprano saxophone, bass block floten, alto block floten, electric guitar, harmonica, chains, bamboo harmonica, metal joints, bell, action.

*Chie Mukai : kokyu (er-hu), vocals, piano, kengali, cymbals, bells, tambourine, toys, action.