Baladas de Oliver Lake

Foi na década de 70 que o saxofonista Oliver Lake (1942) começou a sedimentar seu espaço na cena jazzística. Pertencente à geração de Lester Bowie, Julius Hemphill e Henry Threadgill, Lake viveu em Paris entre 72 e 74, como muitos outros músicos free naquela época. No período, participou da fundação do Black Artist's Group (BAG), um dos coletivos mais criativos daquele momento efervescente.

Foi ainda nos 70s que gravou seu primeiro grande álbum como líder, “Heavy Spirits” (75), que contou com participações de Joseph Bowie, ‘Bobo’ Shaw e Olu Dara. A década ainda foi marcada pelo surgimento, em 76, do ‘World Saxophone Quartet’ (WSQ), formado por Lake, Hemphill, David Murray e Hamiet Bluiett. O WSQ acabou por se tornar um clássico grupo de sopros, que gravou mais de 20 discos _e ainda sobrevive: o último álbum é de 2006.
Os anos 80 trouxeram um Lake mais aberto, responsável pelo grupo ‘Jump Up’, que resgatava elementos do reggae e levou o nome do saxofonista a um público mais amplo.


O começo da década seguinte apresentou um viés menos explorado de Lake. Again And Again, captado em 1991, trouxe a faceta 'balada' do saxofonista. Em quarteto, Lake desfia oito temas originais e mostra que também sabe soar lírico e suave _boa degustação para as madrugadas frias que se aproximam. Do conjunto, salienta-se ‘Re-cre-ate’, curiosamente a menos ‘balada’ do álbum, que traz alguns momentos mais free e intensos do sopro de Lake. Para quem conhece o saxofonista do WSQ ou de seus momentos mais ardentes dos 70s, Again And Again apresenta uma visada nova e fresca de seu trabalho.


Recorded at: Clinton Recording Studio, NYC, April 1991
Recorded direct to 2 track, Dolby SR.
Mastered at Masterdisk, NYC, June 1991