FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

sábado, 29 de maio de 2010

Anotem: Virginia Genta

Esqueçam Christian Scott, Esperanza Spalding, Robert Glasper e outras new faces incensadas por aí: e anotem esse nome:
Virginia Genta.
Nascida na Itália em 1984 _tem 25 ou 26 anos, não descobri o mês exato_, Ms. Genta tem feito miséria com seu sopro: digo que nunca escutei uma mulher tocar com tanta potência e de forma tão visceral (sorry Barbara Donald, sorry Matana Roberts...). Tendo o tenor como instrumento principal, se arrisca por soprano, barítono, alto e flauta.

Virginia Genta iniciou sua jornada em 2003, ao lado de seu sempre parceiro David Vanzan (baterista). Dividem o 'Jooklo Duo' _palco de suas investidas free mais ariscas. Trabalham também em outros projetos, como o Neokarma Jooklo Trio (versões Sextet/Octet) e o Golden Jooklo Age, no qual lidam com sonoridades e instrumentos de sopro e percussão de visada oriental, leituras modernas que dialogam com experiências afins dos 60/70 (Alice Coltrane, Pharoah Sanders etc.).

A discografia da saxofonista tem se expandido rapidamente _já são quase 30 títulos. Curiosamente, não são poucas as inscrições do tipo “1side LP”, “10" Vinyl”, “cdr” e até “tape” _o que demonstra como essa discografia tem sido construída (ps: quando vi ‘1side LP’ me lembrei de discos punks nacionais dos 80, como ‘Tropa Suicida’ (lado A) e ‘Kaos 64’ (lado B)).

Em 2008, a saxofonista abriu alguns shows do Sonic Youth na Itália. Excursionando muito por EUA e Europa, já subiu ao palco ao lado de Paul Flaherty, Sonny Simmons, Daniel Carter, Sabir Mateen, Famodou Don Moye e Raymond Strid.

Apresentamos primeiro o Jooklo Duo no álbum Free Serpents, gravado em dezembro de 2006. Energia ao extremo: difícil melhor cartão de visitas ao trabalho de Ms. Genta. Um punhado de faixas curtas e sem título, sax e bateria, no melhor esquema free jazz.


*Virginia Genta- tenor and baritone sax
*David Vanzan- drums

rec. Dec. 2, 2006 by Maurizio Abate


Para completar, outro duo. Dessa vez, Virginia é acompanhada do baterista Andrew Barker (conhecido por suas aparições na Little Huey Creative Music Orchestra, de William Parker, e recentes parcerias com Daniel Carter). Pressure é o nome do disco e traz uma gravação de 2008.



Vinyl, 12", Single Sided

1 Pressure I
2 Pressure II
3 Pressure III

*Virginia Genta: saxophone tenor
*Andrew Barker - drums

Recorded, Edited, Mastered By - David Vanzan
Live session (not a concert) recorded at O Seculo, Lisbon, on October 27th, 2008.
Limited edition of 115 numbered copies