Além de Ra

Marshall Belford Allen completa 86 anos daqui a um mês. Não sei se está na ativa ainda _sei que, há até pouco tempo, circulava pelos palcos. Mais conhecido por ser, por décadas, um dos fieis escudeiros do polêmico e genial Sun Ra (1914-1993), Marshall Allen é um nome destacado do free-sax, tendo experimentado também a flauta, o clarinete e o oboé. Após a morte do também saxofonista John Gilmore (1931-1995), assumiu o comando da "Sun Ra Arkestra", que se manteve na ativa como forma de difundir a música de seu fundador.

Allen se juntou à Sun Ra no fim da década de 50 e permaneceu com ele até sua morte _conta-se que fez umas 200 gravações com o pianista/band líder. Mas não foi apenas ao lado de Ra que Allen arquitetou sua carreira: gravou alguns discos como líder e protagonizou parcerias com muita gente, tendo chegado a subir ao palco em apresentações de músicos bem mais jovens e de territórios fora do jazz, como Sonic Youth e Digable Planets. Uma de suas últimas gravações aconteceu em dezembro de 2000. Lançado em 2003 como “The All-Star Game”, a jam reuniu Kidd Jordan (tenor), Hamid Drake (drums), William Parker e Alan Silva (bass). Nada a declarar... Nos últimos anos, suas aparições têm sido pontuais, como em 2004, quando comemorou 80 anos e participou do Vision Festival, e em 2008, quando tocou no Sullivan Hall.

Há pouco mais de uma década, Allen juntou um quarteto no 'The Spirit Room', em NY, para gravar um disco nesse formato clássico, do qual usufruiu pouco em sua longa estrada. O encontro ocorreu em dois dias, 16 e 17 de março de 1998, e rendeu dois álbuns _um é esse Mark-N-Marshall: Tuesday. O grupo nunca havia tocado junto _e também não passaria, após a gravação, a se reunir periodicamente. Todavia, como toda boa jam, rendeu momentos de grande inspiração. É fantástico ouvir Allen sem ter, por trás e ao lado, a gama de instrumentos da Arkestra.
Tocar paralelamente a outro sopro não era segredo para Allen, que dividiu a maior parte de sua criação com Gilmore. O saxofonista mostra-se bastante à vontade dialogando com Whitecage. Dos clássicos “My Funny Valentine” e “Well, You Needn’t”, passando pelo tema-tributo “Something About J.C.”, à original “Duval Calling” (a mais pesada do álbum), o quarteto mostra, especialmente, o quanto é limitado encarar Allen apenas como uma das grandes figuras da “Arkestra”. Pena que ele não deixou amostras generosas dessa sua vertente mais, digamos, intimista.


1 Yesterday’s Flowers
2 Well, You Needn’t
3 Opus Springtime
4 Something About J.C.
5 Duval Calling
6 East Of South
7 My Funny Valentine
8 Altobatics

*Marshall Allen (alto saxophone)
*Mark Whitecage (clarinet, alto, soprano)
*Dominic Duval (bass)
*Luqman Ali (drums)

Recorded at The Spirit Room, NY, March, 1998