Percussão e sopros: Bindu


Hamid Drake é um dos grandes da percussão atual. Americano radicado em Chicago, começou a tocar ainda na década de 70, acompanhando o saxofonista Fred Anderson. Além do kit-base da bateria, Drake se notabilizou ao trabalhar com outros instrumentos percussivos, como a tabla e o ‘frame drum’ (ambos tocados com as mãos). Mesmo quem não reconheça, de cara, o nome de Hamid Drake, provavelmente já terá apreciado seu toque: William Parker, Brotz, Ken Vandermark, David Murray são alguns de seus constantes parceiros _participou da formação de grupos como Die Like a Dog e DKV.
Na última década, um de seus principais trabalhos é o grupo Bindu. Ao montar o Bindu, Drake buscou criar um campo sonoro no qual participam apenas percussão e sopros. Contando com veteranos do underground novaiorquino, como Daniel Carter e Sabir Mateen, o Bindu tem demarcado seu espaço e apontado novos rumos para a música livre.
Nessa gravação, de 2005, há ainda a especial participação da flautista Nicole Mitchell _um dos principais nomes da AACM . O álbum abre exatamente com um longo e excitante duo de Mitchell e Drake. Algumas das faixas homenageiam músicos importantes para o percussionista: Anderson, que foi seu primeiro parceiro, e Ed Blackwell, uma influência assumida.


1: Remembering Rituals (13:46)
2: Bindu #2 for Baba Fred Anderson (10:53)
3: A Prayer for the Bardo, for Baba Mechack Silas (8:37)
4: Meeting and Parting (11:09)
5: Born upon a Lotus (3:04)
6: Bindu #1 for Ed Blackwell (6:27)
7: Bindu #1 for Ed Blackwell, from Bindu to Ojas (6:08)
8: Do Khyentse's Journey, 139 years and more (13:27)

*Hamid Drake: drum, frame drum, tabla
*Daniel Carter: tenor & alto saxophones, clarinet
*Ernest Dawkins: tenor & alto saxophones, percussions
*Sabir Mateen: tenor & alto saxophones, voice
*Greg Ward: alto saxophone, clarinet
*Nicole Mitchell (special guest): flute

Recorded on March 1st and 2nd 2005 at Soma studio (Chicago, USA)


Ps: há uma belíssima gravação do Bindu, no Vision Festival de 2006, disponível no ‘Inconstant Sol’.