Em meio à ebulição do new jazz



“As Serious As Your Life”
*Author: Valerie Wilmer
*296 pg.
*Publisher: Serpent's Tail
*Language: English




Esse trabalho da jornalista e fotógrafa britânica Valerie Wilmer é um testemunho sensacional dos anos mais vívidos do free jazz. Publicado pela primeira vez em 1977, As Serious as your life foi escrito 'in loco' por Valerie, personagem envolvida intensamente com o período de maior liberdade criacional que o jazz já atravessou. A autora foi para Nova York na década de 60, época em que trabalhava para a revista Melody Maker, e se embrenhou no cotidiano musical daquelas figuras fantásticas.
Dividido em 5 partes e 16 capítulos, o livro apresenta o free jazz explorando tópicos temáticos que recebem sugestivos títulos como “Great Black Music: From A Love Supreme to the Sex Machine” e “Does the Music Have a Future?”.
Partindo dos pioneiros Ornette Coleman e Cecil Taylor, a autora prestigia nomes mais jovens que estavam em meio à ebulição do período, como Arthur Doyle, Frank Lowe e Andrew Cyrille, para criar uma obra excitante e profunda, que não se atém apenas aos personagens canônicos presentes em todos os livros de jazz.
Fotos inéditas, que fazem parte do acervo profissional e pessoal de Valerie, ajudam a compor o belo quadro criado pela autora (dentre essas, Braxton e Ornette jogando bilhar em 71; Rashied Ali e seu filho Khalil, ao lado da bateria desmontada; e Coltrane cortando o cabelo, em um salão londrino, nos 60s).
Uma pena a edição ser bastante pobre, com papel jornal de péssima qualidade, letras miúdas e má impressão. Ao menos o texto minucioso de Valerie (com muitas notas e fichas complementares) nos ajuda a enfrentar o descaso editorial...
As Serious as your life é uma obra essencial para quem se interessa pelo free jazz. Ao lado de “Northern Sun, Southern Moon: Europe’s Reinvention of Jazz” e “New York is Now! The New Wave of Free Jazz” forma um trio fundamental para a compreensão dessa radical experiência artística.