FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Mais um projeto de Mr. Gustafsson


Falar em novidades envolvendo o nome de Mats Gustafsson não é novidade. O saxofonista sueco mantém intensa agenda criacional, sempre com múltiplos lançamentos e projetos. Fire! é um de seus últimos rebentos. Nesse novo trio, formado ao lado de Johan Berthling (bass, guitar, organ) e Andreas Werliin (percussion), Mats se apresenta munido de saxs, fender rhodes e ‘live electronics’.
O primeiro álbum do trio é “You Liked Me Five Minutes Ago”, gravado e lançado, em CD e LP, no segundo semestre de 2009. Diferente de seu projeto mais conhecido, o The Thing, o Fire! traz um som mais hipnótico, menos agressivo, até com ondas de certa psicodelia _especialmente na faixa 2, But Sometimes I Am, na qual vocalizações (etéreas, de Mariam Wallentin) dão um sabor diferenciado e sedutor...
Não dá para falar em nova fase: quem conhece Mats sabe que as coisas com ele acontecem simultaneamente e não em sucessões fásicas. De qualquer forma, essa estreia do Fire! mostra algo diferente do que Gustafsson tem feito nessa sua já encorpada carreira.

1: If I Took Your Hand... (6:41)
2: But Sometimes I Am (17:53)
3: Can I Hold You for a Minute? (13:24)
4: You Liked Me Five Minutes Ago (3:55)