A homenagem de Otomo & Millions

O japonês Otomo Yoshihide é um dos nomes hiperativos da cena free/improv atual. Mais conhecido por suas intervenções eletrônicas e samplers, Yoshihide também tem realizado diversos trabalhos empunhando a guitarra. Conta-se que, ainda jovem (ele nasceu em 59), viu ao vivo Kaoru Abe e Masayuki Takayanagi, que apresentaram a seus ouvidos o mundo free e deram uma direção a seus anseios musicais.
Seu primeiro grande projeto foi o grupo noise Ground Zero, que durou até o fim dos 90. Nesse período, fundou a Otomo Yoshihide’s New Jazz Orchestra, que segue em atividade. Com esse grupo, fez uma viva releitura, em 2005, do clássico “Out to Lunch” _álbum gravado originalmente em 64 por Eric Dolphy.


Parceiro de vários nomes dos EUA e da Europa, Yoshihide se encontrou com o pianista russo Sergey Kuryokhin em 95, quando então planejaram tocar e gravar juntos. Mas Kuryokhin acabou por falecer em 96, sem que os músicos tivessem a oportunidade de concretizar o projeto. Após a morte do pianista, Otomo se juntou ao saxofonista americano de origem russa Kenny Millions (Keshavan Maslak), parceria que rendeu algumas apresentações em memória de Sergey. Nesses shows, no palco, ao fundo, foi colocado um piano, com as teclas iluminadas, como forma de adensar a presença-memória de Sergey Kuryokhin. O material dessa mini-turnê foi relido em estúdio por Otomo e rendeu o álbum Without Kuryokhin, de 99.
-------------
*Kenny Millions: saxophone, clarinet, miniature guitar, voice
*Otomo Yoshihide: turntables, electronics, samplers

1: Live & Remix 1 (9:04)
2: Live 1 (3:31)
3: Live & Remix 2 (0:53)
4: Live & Remix 3 (6:03)
5: Live & Remix 4 (3:57)
6: Live 2 (21:59)
7: Live & Remix 5 (3:59)

*Recorded live at Central House of Artists, Moscow, nov/96
*Edit and Re-Mix by Yoshihide at A-102 Studio in Tokyo, 1998