FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

De passagem pelo Japão

O baterista britânico Charles Hayward ainda é muito lembrado por seu trabalho à frente da banda avant-rock setentista This Heat. Mas sua música vai muito além do This Heat e do avant-rock, se espalha por uma infinidade de discos e projetos que rendem até os dias atuais. Associações com nomes conhecidos pelos interessados em avant-jazz, como Lol Coxhill, Akira Sakata e Bill Laswell, estão em seu currículo.
A série Live in Japan, em três volumes, que tem sua origem em uma turnê de Hayward pelo país asiático em 96, ilustra bem a amplitude de seus projetos. Amparado em cada um dos discos por formações diversas (basicamente acompanhado por músicos japoneses), o baterista apresenta sons bastante inovadores e experimentais. O encontro ocasional com Peter Brötzmann _creio que foi a única vez em que tocaram juntos_, que estava pelo Japão na época, é um dos trunfos do Volume Two/Double Agent(s). As participações de Keiji Haino e Otomo Yoshihide, bem conhecidos do público free-improvisation, ampliam o alcance das experimentações propostas por Hayward, em um caldeirão de sons e referênciais de alta voltagem. O álbum mostra a esterilidade das rotulações a que costumamos recorrer na tentativa (vã) de enquadrar músicos e músicas.



*Charles Hayward: drums, voc, tapes, melodica, whistles
*Peter Brötzmann: tenor sax, clarinet (4 to 6)
*Keiji Haino: guit, voc (1, 5, 6)
*Otomo Yoshihide: turntables, CD player, sampler
*Tatsuya Yoshida: drums, voc

Recorded live in Japan, 24-29 April 1996