Veteranos em ação


Quem ouvir esse disco, sem saber o que está tocando, dificilmente acreditará que no comando, munido de seu sax tenor, está um senhor de 80 anos de idade! E Fred Anderson mostra que permanece em perfeita forma e com muito fôlego. Para acompanhá-lo no sopro, o convocado foi o também veterano saxofonista Kidd Jordan, com seus 74 anos. Gravado na noite de 22 de março de 2009 no Velvet Lounge, em Chicago, e recém-lançado pelo selo Delmark, esse 21st Century Chase apresenta em três faixas uma gig com muita stamina, viva e febril. Para completar o grupo, Harrison Bankhead (bass), Chad Taylor (drums) e Jeff Parker (guitar). O título do álbum é uma homenagem a “The Chase”, clássica gravação de 1947 que reuniu os saxofonistas Dexter Gordon e Wardell Gray para um “duelo” de sopros.
Fred Anderson tocou swing e hard bop em sua juventude, mas logo foi absorvido pelo avant garde, tendo sido um dos fundadores da AACM (Association for the Advancement of Creative Musicians) nos anos 60. Após uma anêmica década de 80, o nome de Anderson voltou aos poucos a ganhar espaço, tendo se associado nos últimos tempos a músicos mais jovens, como Ken Vandermark.
O álbum mostra que veteranos não precisam ficar remoendo antigos hits para terem a chance de subir ao palco e agradar seus fãs. Nada de saudosismo: 21st Century Chase é música nova, intensa, que merece ser degustada.