FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Blauer Hirsch, energia europeia

Surgido na Europa na década de 80, o grupo Blauer Hirsch juntou os veteranos _que já flentaram com a cena free_ Mani Neumeier (drums) e Werner Lüdi (sax) com os jovens Mich Gerber (bass) e Wädi Gysi (guitar). Aqui não se trata mais nem de free jazz _é difícil falar em jazz nesse caso. O som do Blauer Hirsch ecoa às vezes o Painkiller, apesar do grupo europeu ter mais rastros da seara industrial do que ser devedor das sonoridades hardcore e grindcore, como ocorre com o projeto de John Zorn. Para quem acha que até os rasgos de Ornette Coleman ou Albert Ayler são exageros dissonantes-dispensáveis, melhor não perder tempo com o Blauer Hirsch _sem chances de achar minimamente interessante.

O saxofonista Werner Lüdi, nascido na Suíça, contabiliza em seu currículo parcerias com Peter Brotzmann, tendo excursionado com o Chicago Tentet. Já o baterista alemão Neumeier chegou a participar da Globe Unity Orchestra em seus primórdios, antes de direcionar suas baquetas mais para a ala rocker.

A discografia do Blauer Hirsch conta apenas com dois rebentos oficiais: Cyberpunk, que saiu apenas em LP, em 89, e esse Brain Drain, de 92.


Recorded and mixed on June 2,3, 1992, at Radio Studio Zürich

1. Lemme Loose, Nincompoop! (05:16)
2. Proud To Be Part Of The Yellow Zonkers (04:42)
3. Goat In Boots Or Empty Bed Blues (01:44)
4. Nadaville (04:42)
5. It’s A Movie About A Woman Who ... (04:48)
6. Burn To Breeze (06:22)
7. Barbarian Love Song (02:37)
8. Too Much Of A Good Thing Can Be Wonderful (13:09)

Credits
Composed by - Blauer Hirsch
*Mich Gerber: bass, effects
*Mani Neumeier: drums, percussion
*Wädi Gysi: guitar, effects, producer
*Werner Lüdi: saxophone [alto, baritone], effects