
Charles Tyler dividiu sua palheta entre os saxes alto e o menos usual barítono. Morto aos 50 anos, em 1992, deixou uma discografia não muito extensa e de difícil acesso nos dias atuais _não falta até hoje material seu inédito em CD. Personagem pouco lembrado nas páginas oficiais, iniciou sua vida musical na efervescente década de 60, acompanhando o mítico Albert Ayler em uma de suas mais fantásticas gravações, Spirits Rejoice, captada em setembro de 65. Ainda nesse período, fez sua estreia como líder, lançando em 66 o álbum Charles Tyler Ensemble.
Músico free, mas que não deixava de oferecer pegadas melódicas para os ouvintes menos afeiçoados a deslizes cacofônicos, o saxofonista acompanhou muita gente em sua jornada _David Murray, Arthur Blythe, Steve Lacy, Dewey Redman, Billy Bang...
Sua discografia traz um belíssimo raro exemplar de barítono solo, Sixty Minute Man, realizado em março de 79.

Para esse Voyage From Jericho, Tyler convocou o grande Steve Reid, baterista novaiorquino que passou alguns anos no continente africano em busca de novos rumos percussivos que ampliassem sua formação. Outro destaque é Arthur Blythe, aqui em sua melhor forma, antes de estrear como líder.
Logo na primeira faixa, Tyler apresenta seu toque ao barítono, desfiando um de seus temas que será resgatado diversas vezes por todos instrumentos de sopro, especialmente antes de apresentarem seus solos. Sua pegada no alto pode ser apreciada no tema seguinte, no qual o diálogo com o trompete remete, em algumas passagens, aos primórdios do Ornette Coleman Quartet.
Voyage From Jericho
*Charles Tyler (baritone /alto sax)
*Ronnie Boykins (bass)
*Earl Cross (trumpet)
*Steve Reid (drums)
*Arthur Blythe (alto sax)
I
II
Record date: julho de 1974
**O vinil original de Voyage From Jericho contou com uma prensagem de apenas 1.000 cópias. Em lojas virtuais de usados, chega a custar US$ 200**